Tecnologias Educacionais

Projeto de Formação Continuada 2013 - EENAV

Tecnologias Educacionais - Profª Joceli e Profª Magda

Reflexão:
A pesquisa sócio-antropológica tem seu fundamento na necessidade que o educador tem em conhecer seu aluno. Ela é reveladora da clientela expondo suas lacunas, avanços e desejos. Ao fazer uso do recurso, o professor tem mais garantias de sucesso no âmbito da aprendizagem, pois o aluno se sentirá parte do processo. A sistemática também será bem diferente: de posse dos resultados o educador, junto com seus alunos, elabora estratégias de estudo direcionadas para a inclusão social e, principalmente, a inclusão digital.
(em outras palavras: quem é o nosso aluno!)

Tema:
Tecnologias educacionais - inclusão digital

Pesquisa:
                                      Tecnologia X Escola
Tendo em vista não conhecermos a caminhada pedagógica-digital dos professores e funcionários, elaboramos um documento de pesquisa para que tenhamos uma ideia de como estão funcionando os laboratórios nas escolas estaduais. Atualmente, todas contam com esses recursos digitais. O investimento financeiro é grande, porém é pouco utilizado. Queremos ouvir a fala dos colegas e, de posse da análise encaminhar saídas.
Temos consciência que os espaços estão disponíveis, então por que permanecem ociosos ou, muitas vezes mal utilizados?


Participe respondendo no link abaixo. obs. ao terminar click em "enviar".



 
Veja, no vídeo abaixo, um dos trabalhos aplicados com as turmas de Série Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro - Passo Fundo - RS
No jogo, os Duendes precisaram fugir pois os humanos destruíram o lugar onde viviam. As crianças podiam ajudá-los montando um novo lugar, mas longe dos humanos.  As histórias, as trocas de ideias, as descobertas foram intensas. Na sala de informática cada computador funciona como um professor exclusivo. No jogo, podem inventar o que quiserem desde que, pensem e busquem alternativas de realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será publicada assim que for avaliada.